O Design e Desenvolvimento de produto é hoje uma área nuclear nas actividades do Grupo VANGEST. A gestão eficaz deste processo permite potenciar vantagens competitivas, criando novos mecanismos de interacção, baseados nas tendências estéticas e tecnológicas, que resulta em novos padrões de qualidade com retorno garantido para os nossos clientes.

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO

Design | Engenharia | Prototipagem

Design

Integrando conhecimento multidisciplinar, o DESIGN é o início de todo o processo de desenvolvimento de um produto para o mercado global. O enquadramento estético e tecnológico de ideias de ruptura, permite apresentar conceitos inovadores que conjugam as necessidades do cliente com as exigências do mercado.

 

Engenharia

O Desenvolvimento de um novo produto é realizado recorrendo à modelação CAD 3D, visualização realista e prototipagem virtual, com vista a alcançar as melhores soluções técnicas e a optimização da produção. A utilização de ferramentas de elementos finitos (FEM) garante o correcto dimensionamento, antecipa problemas e encurta drasticamente o ciclo de desenvolvimento do produto.

 

Prototipagem

A impressão 3D e a maquinação de alta velocidade possibilitam criar modelos físicos rigorosos, com o objetivo de avaliar e validar as soluções em desenvolvimento numa fase embrionária do projecto. A adequada escolha dos materiais a utilizar permite obter resultados cada vez mais próximos da aparência estética e desempenho funcional do produto.

Utilizando as mais avançadas ferramentas de PLM, bem como um vasto conhecimento técnico-científico de equipas multidisciplinares especializadas em engenharia e modelação 3D, é possível assegurar uma adequada integração de competências, na área da Engenharia, Engenharia Inversa e produção de Meios de Controlo (Checking Fixtures) ou Calibres, que reforçam de forma significativa a oferta destinada à área automóvel e aeronáutica.

ENGENHARIA E MEIOS DE CONTROLO

Engenharia | Controlo de Qualidade

Engenharia Inversa

O recurso a sistemas de digitalização 3D permite recolher informação de quaisquer formas geométricas ou superfícies complexas de um modelo físico. Através da leitura laser ou fotométrica, a criação de nuvens de pontos e/ou coordenadas espaciais da envolvente do modelo, garante uma obtenção rápida e versátil da informação CAD 3D que servirá de base para o desenvolvimento do respectivo processo de engenharia.

 

Controlo de Qualidade

Os Meios de Controlo funcionam como suporte da medição, simulando a fixação da peça no automóvel sem violar a integridade da mesma na sua remoção. Simulam a envolvente no carro e permitem medir o Gap e o Flush. O recurso a sistemas de medição digital em laboratórios de metrologia, permite ler os desvios da peça de maneira a confirmar se está dentro das tolerâncias requeridas, quer a nível dimensional quer de posicionamento.

O recurso a variados processos de produção por adição – Sinterização Laser (SLS), Estereolitografia (SLA) e impressão 3D (FDM) – permite produzir protótipos de irrepreensível qualidade e funcionalidade, de alta-resolução e elevado desempenho mecânico, que possibilitam uma avaliação e/ou validação do design, geometria e engenharia em fases intermédias do desenvolvimento de produto.

PROTOTIPAGEM

SLS | SLA | FDM

O recurso a variados processos de produção por adição – Sinterização Laser (SLS), Estereolitografia (SLA) e impressão 3D (FDM) – permite produzir protótipos únicos e funcionais, de alta-resolução e elevado desempenho mecânico, que possibilitam uma avaliação e/ou validação do design, geometria e engenharia em fases intermédias do desenvolvimento de produto.

Através de técnicas como a Maquinação CNC ou os Moldes de Silicone é possível realizar a produção de Pequenas Séries de um produto final. O tempo necessário para a obtenção destes modelos funcionais é assim significativamente reduzido. Todo o processo é otimizado e traduz-se em menores custos de desenvolvimento. Deste modo, o cliente pode realizar uma prévia avaliação formal, dimensional e funcional do seu produto com maior rigor e eficiência.

PEQUENAS SÉRIES

Maquinação | Moldes de Silicone

Maquinação

A Maquinação CNC é uma tecnologia que permite produzir protótipos e pequenas séries de produtos completamente funcionais. O rigor dimensional das peças garante a qualidade do produto final.

 

Moldes de Silicone

Na Produção Rápida ou Rapid Manufacturing são utilizadas diferentes técnicas como moldes em silicone, para produzir pequenas séries de um produto final. Deste modo, é possível reduzir o tempo de desenvolvimento do produto e garantir maior eficácia no processo de desenvolvimento, com verificação funcional e estética, e maior rapidez na colocação dos produtos no mercado.

A fabricação de moldes técnicos de pequena dimensão passou a integrar a oferta do Grupo VANGEST com a fundação da ATT. Trata-se de uma moderna unidade de produção que dispõe de equipamentos de ultima geração e assenta as suas metodologias de trabalho em complexos sistemas de robotização e paletização. As metodologias implementadas permitem um completo controlo de processo em laboração contínua com os inerentes ganhos de qualidade e produtividade.

Projecto | Maquinação | Produção

MOLDES PEQUENA DIMENSÃO

A 3DTECH capitaliza o conhecimento de mais de 30 anos de experiência, dando resposta aos cada vez mais exigentes desafios do mercado global na produção de moldes de média dimensão. A profunda remodelação tecnológica de que foi alvo no decorrer do ano de 2017 levou à instalação de equipamentos de ultima geração em que se incluem células de produção robotizadas e sistemas de paletização. Os níveis de optimização conseguidos permitem oferecer a melhor qualidade ao melhor preço.

Projecto | Maquinação | Produção

MOLDES MÉDIA DIMENSÃO

A produção de Moldes de Grande Dimensão surgiu em 2009 para dar resposta às crescentes necessidades do mercado nesta área. Caracterizada por uma integração tecnológica de elevado valor acrescentado e avançados métodos de gestão de produção, a MPTOOL tem hoje a capacidade de produzir moldes até às 35 TON em prazos reduzidos.

Projecto | Maquinação | Produção

MOLDES GRANDES DIMENSÕES

O avançado Centro de Testes e Validação permite aferir o desempenho dos moldes produzidos internamente garantindo os mais elevados níveis de qualidade. Equipado com máquinas de grande performance, com capacidade desde as 55 Ton até às 2.300 Ton de força de fecho, é possível testar e simular o futuro ambiente de produção para todo o tipo de moldes de injecção. Estão disponíveis: a Injecção 2K e 3K, injecção assistida a gás, injecção-compressão, injecção-expansão, Back-Injection, e ainda a possibilidade de controlo do processo de injecção em “close-loop”. Estão disponíveis também todos os meios necessários para controlar, documentar e certificar a qualidade produzida.

TESTES DE MOLDE E INJECÇÃO

Testes de Molde | Validação | Injecção

Testes e Validação de Moldes

A unidade dedicada a Testes e Validação de Moldes veio consolidar a oferta do grupo, revelando o interesse estratégico e carácter estruturante deste serviço “in-house” para a VANGEST.

 

Injecção

Com uma unidade dedicada à injecção de termoplásticos para sectores tão exigentes como as áreas alimentar, médica, electroelectrónica, embalagem e automóvel, a VANGEST fecha assim o ciclo, oferecendo ao cliente uma solução totalmente integrada, que desta forma pode gerir os seus projectos recorrendo a um único interlocutor.

A área das Tecnologias de Informação existe no grupo VANGEST desde 1991. Inicialmente como resposta a uma necessidade interna, a continuidade da relação com os fornecedores de soluções CAD 3D levou, posteriormente, à criação de uma área autónoma para comercialização e desenvolvimento de soluções de referência na área do Software, incluindo a Formação e o Serviço Pós-venda. As soluções de Software disponíveis, garantem uma oferta transversal a diferentes indústrias, com particular destaque para as soluções PLM (Product Lifecycle Management).

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO

Software | Formação | Serviço Pós-venda

Software

Assumindo a liderança de mercado neste domínio tecnológico, a VANGEST posiciona-se como representante nacional de marcas como a Dassault, a Siemens e a Autodesk, garantindo uma resposta integrada no domínio do projecto e fabricação assistido por computador.

 

Formação

Integrada nos serviços de fornecimento de software, os clientes podem obter formação especializada, para que os seus técnicos façam uma adequada utilização das soluções tecnológicas adquiridas, com vista ao aumento dos níveis de eficiência e produtividade.

 

Serviço Pós-Venda

Todas as soluções comercializadas pela VANGEST têm um serviço de suporte técnico de grande qualidade, garantindo a satisfação do cliente pela adequada utilização das ferramentas instaladas.

Integrada no grupo VANGEST, a HARCHI desenvolve projectos de arquitectura desde 1991, para áreas tão diferentes como habitação, comércio e indústria. Responsável pelo projecto de todos os edifícios do Grupo VANGEST, desenvolvidos especificamente para a produção industrial, cada espaço foi pensado de forma a adaptar-se às necessidades específicas da actividade industrial que aí se desenvolve. A funcionalidade, ergonomia e equilíbrio arquitectónico fazem deste conglomerado uma referência arquitectónica na área industrial.

Edifícios Industriais, Comerciais e Habitação

PROJECTO DE ARQUITECTURA

Design e Desenvolvimento

Engenharia e Meios de Controlo

Prototipagem e Pequenas Séries

Moldes Pequena Dimensão

Moldes Média Dimensão

Moldes Grande Dimensão

Teste de Molde, Validação e Injecção

Tecnologias de Informação

Arquitectura