Olhar para o Passado
A Evolução do Fabrico de Moldes em Portugal

Algum tempo depois, em 1944, vemos os primeiros sinais de evolução da indústria de fabrico. Reconhecendo o seu potencial, os artesãos do vidro foram convidados a aplicar as suas habilidades e know-how na fabricação de moldes de injeção. O primeiro molde de injeção de plástico produzido foi para brinquedos e, consequentemente, os bonecos e outras peças foram o ponto de entrada na indústria de moldes para Portugal.
O Primeiro Molde Exportado
Com o passar das décadas, o know-how e a experiência também evoluíram. Embora exista uma grande concentração de empresas fabricantes de moldes na Marinha Grande e Oliveira de Azeméis, a chave para o sucesso da indústria não é a concorrência entre elas, mas a confiança e camaradagem. Na década de 70, embora Portugal estivesse a passar por um momento conturbado, a indústria dos moldes ainda exportava moldes de alta qualidade e continuava a ganhar força.
Atualmente, a indústria de moldes em Portugal exporta 90% do seu negócio, principalmente para a indústria automóvel. Portugal é conhecido por fornecer moldes de alta qualidade para um mercado de primeira linha. Existe um nível incomparável de cuidados na fabricação de moldes em Portugal. E isto vem do ADN dos primórdios da indústria de vidros, traduzindo-se na qualidade e inovação que tem sido constantemente demonstrada ao longo da evolução da indústria. Isto faz de Portugal um país com um dos maiores e mais transversais aglomerados de fabricação de moldes do mundo!