1986

Carlos Oliveira funda a MOLIPOREX

Fundado em 1986 por Carlos Oliveira, o grupo VANGEST tem vindo a consolidar uma posição de excelência no panorama empresarial europeu, assente na robustez e autonomia financeira, dinamismo e diferenciação tecnológica.

Localizado na Marinha Grande, um dos mais reconhecidos polos industriais da indústria de moldes para injecção na Europa, o grupo VANGEST teve um crescimento consistente, permitindo a criação de diferentes empresas em domínios de actividade que gravitam em torno de três grandes áreas de negócio: Design e Engenharia, Soluções Industriais e Tecnologias de Informação.

1990

Aquisição do 1º sistema CAD/CAM – STRIM 100

A aquisição do 1º sistema CAD/CAM – STRIM 100 da CISIGRAPH em 1990 pela MOLIPOREX, gerou condições para o aparecimento da DISTRIM Sistemas, que iniciou a sua atividade na área das tecnologias de informação, criando um link entre a indústria dos moldes e a crescente digitalização do processo de produção.

O início de atividade da HARCHI, empresa de arquitectura responsável também pela concepção e desenvolvimento dos diferentes edifícios do actual complexo industrial VANGEST.

1997

Produção do 1º molde protótipo

No final da década de 90, seguindo as exigências do mercado, nasce a GRANDESIGN, a DISTRIM2 e a 3DTECH que vêm completar o ciclo de desenvolvimento de produto. Deste modo, o grupo VANGEST torna-se pioneiro na oferta de soluções integradas: Design, Engenharia, Protótipos e Moldes para injeção.

Em 1998 é fundada na área das Tecnologias de Informação a CADFLOW, empresa dedicada ao fornecimento de soluções PLM em território nacional.

“A aposta numa oferta diferenciada, possibilitou a integração de múltiplos serviços no mesmo interlocutor.”
2009

Moldes de Grandes Dimensões

O constante investimento em tecnologia e know-how ditou o arranque de 2 novos projectos empresariais: nasce a MPTOOL, uma empresa dedicada à produção de moldes de grande dimensão, que permitiu aumentar a capacidade de fabrico até 35 toneladas.

Prototipagem e Produção Rápida

Em simultâneo, era desenhado um espaço dedicado à Prototipagem Rápida e produção de Pequenas Séries, com vista a reforçar a crescente procura deste tipo de serviço para verificação e validação em fases embrionárias do desenvolvimento de um novo produto. É assim criada a DT2 – The Rapid Manufacturing Center.

2012

É adquirido o 1º Centro de Maquinação Automatizada

É adquirido o 1º Centro Flexível de Produção pela HPM – High Precision Manufacturing – empresa vocacionada para a maquinação de grande precisão, dedicada maioritariamente à área da Aeronáutica.

Nasce a unidade de injecção de termoplásticos

A crescente procura por um serviço integrado, com um único interlocutor para todas as fases de desenvolvimento, motivou a criação de uma nova unidade dedicada exclusivamente à injecção de termoplásticos. Nasce assim a EHTP, que fecha o ciclo, com a possibilidade de injectar peças plásticas de grande exigência técnica para áreas como a alimentar, médica, electroelectrónica e automóvel.

2015

Fabrico de Moldes Técnicos

Nasce a ATT com o foco na produção de moldes técnicos de elevada precisão. A instalação desta unidade de produção assenta na utilização das mais sofisticadas soluções tecnológicas, recorrendo a Centros Flexíveis de produção e soluções integradas de robótica em ambiente climatizado. Assume-se como a materialização de uma nova era da Indústria de moldes, em que a Indústria 4.0 se torna realidade. Assiste-se à 4ª revolução Industrial no seio do grupo VANGEST.