HybridTec: Investigação e Desenvolvimento
em Componentes Compostos Híbridos
Com base nas necessidades do mercado, a DT2-RMC identificou uma importante oportunidade que envolve a produção de componentes híbridos para uso automóvel. Atualmente, estes componentes são produzidos em aço ou alumínio. Consequentemente, não há muitas soluções no mercado para o uso de materiais alternativos, como termoplásticos, termofixos ou compostos. O nosso objetivo com este projeto é combinar materiais diferentes como termoplásticos, fibras e metais, otimizar as vantagens de cada material e minimizar as suas desvantagens.
Existem inúmeros benefícios na utilização de metais fortes e compostos contínuos de fibra, que suportam as diretivas de desenvolvimento automóvel: têm uma alta capacidade de adaptação e conformidade e existe a possibilidade de eliminar o uso de materiais poluentes brutos.

Em conjunto com o nosso parceiro científico, PIEP, o desenvolvimento foi focado na redução de peso médio das estruturas atualmente produzidas e na criação de uma melhor relação peso/desempenho. A integração de vários componentes e funcionalidades num único produto final resultará numa relação global no custos de produção em comparação com os métodos atuais.


