LaTCh II
Gostamos de enfrentar desafios e explorar ideias e possibilidades que farão do mundo um lugar melhor. A Comissão Europeia estabeleceu metas para a redução das emissões de CO2 para os novos carros ligeiros de passageiros e camiões. Até 2025, as emissões de CO2 devem ser inferiores em 15% e até 2030 devem ser inferiores em 30% em relação a 2021. A forma mais económica de reduzir as emissões de automóveis, é reduzir o peso do carro para um menor consumo de energia. Para conseguir uma construção leve, os fabricantes e montadores de automóveis, fornecedores e fabricantes de compostos estão a investir na I&D para substituir o aço por materiais mais leves. Os compostos desempenham um papel importante nisso.
Do grupo VANGEST, a MOLIPOREX e a CADFLOW colaboraram com a INEGI e MCG. Para atingir os objetivos do projeto, fizemos um braço de suspensão do tipo McPherson. Através de análises FEM na fase de projeto e engenharia, escolhemos a combinação mais forte de materiais: corpo termoplástico de fibra de vidro de 60% reforçado por fibras de carbono unidirecionais contínuas.
Para a produção deste componente, as técnicas de estampagem quente e overmolding tiveram que ser implementadas para desenvolver o resultado desejado. Conseguimos convergir as tecnologias de estampagem quente e termoformagem num único processo, reduzindo o número de componentes, operações, ferramentas e recursos humanos necessários para obter o componente final, resultando em custos de produção competitivos.
O projeto foi realizado ao longo de 36 meses com várias análises. Através de testes abrangentes e projeto e engenharia inteligentes, o braço de suspensão Latch II resultou num produto híbrido de alto valor acrescentado, integrando compósitos termoplásticos e componentes metálicos com uma redução de peso em 44%, em comparação com a peça de metal.
Para saber mais sobre o projeto Lacht II, clique no link para ver todo o processo, desde o desenvolvimento até ao produto final