Transição para Veículos Elétricos (VE’s)
O que Precisamos de Saber
No próximo ano, em 2020, o VE irá tornar-se verdadeiramente uma tendência. Todas as principais marcas automóveis estão a alterar a sua gama de produtos e estão prontas para lançar as suas próprias versões de VE’s. Iremos ver no próximo ano um aumento nos VE’s e a TESLA já não está sozinha: desde o Grupo VW, BMW, Daimler e todos os principais fabricantes do continente europeu até à Ford e GM, nos Estados Unidos. Até 2025, serão apresentados mais de 350 novos modelos de VE’s. Esse aumento será causado não apenas pela procura dos clientes, mas também pelas mudanças nas políticas mundiais dos governos, para enfrentar a crise e as alterações climáticas. Vamos começar a ver muitas mais pessoas a comprar veículos elétricos, mas será esta uma transição suave?

A Infraestrutura Adequada para Veículos Elétricos
Um dos principais motivos da criação de um mercado de VE’s positivo é os clientes ainda poderem ter a perceção de que os VE’s não oferecem autonomia suficiente. E isto está relacionado com uma outra preocupação: se haverá estações de carregamento suficientes e como estas estações devem ser estruturadas quando se trata de um ambiente citadino, com alta concentração de população, em comparação com os ambientes residenciais suburbanos.
Provavelmente existirão 3 categorias de carregamento: Casa, Trabalho e Público. Nos países da UE, os carregadores domésticos serão mais comuns em comparação com os países asiáticos, como a China, onde a cobrança pública seria mais relevante considerando a alta concentração de população e menor número de residências unifamiliares.

Veículo e Rede de Energia
Não Restam Dúvidas
Estamos numa era emocionante em que todo o setor da indústria automóvel está no seu auge da transição e, em 20 anos, veremos a indústria automóvel transformada maioritariamente para o mercado dos Veículos Elétricos.