Design em dispositivos médicos: o caso do Analisador BTS

Nos últimos anos, têm-se salientado dois desafios na indústria médica: acompanhar a evolução da regulamentação e conseguir equipamentos cada vez mais integrados, conectados e compactos.

Para ultrapassar estes desafios, há uma área que se revela fundamental: O design.

O design e o desenvolvimento de dispositivos médicos são fases cruciais, porque um bom design não só reduz a complexidade do equipamento médico, como também aumenta a sua fiabilidade e desempenho geral, otimizando sempre a funcionalidade.

Destaque para a inovação: O Analisador Semi-automático BTS

A nossa equipa de design e desenvolvimento de novos produtos criou um design centrado no utilizador, integrando perfeitamente a estética e a funcionalidade para um desempenho ótimo. O nosso processo de engenharia de produto ajudou-nos a finalizar um design durável e estruturalmente forte.  

 

Telmo piano at VANGEST
Criação de uma interface de fácil utilização

Concebemos a interface para ser fácil de ler, uma vez que é imperativo leituras precisas são imperativas em equipamentos médicos. O dispositivo tem um ecrã tátil a cores e a interface inclui gráficos grandes para facilitar a navegação e melhorar a legibilidade.

 

 

As soluções abrangentes da VANGEST

Para além do design inovador de produtos, a VANGEST oferece uma série de soluções para a indústria médica, incluindo prototipagem rápida, fabrico de moldes, validação e injeção de termoplásticos.

Processo de prototipagem

Prototipámos o dispositivo no nosso Centro de Prototipagem e Fabrico Rápido para validar o design e a funcionalidade entre as partes separadas (um suporte de base de metal e componentes de plástico). Além disso, precisávamos de garantir que o nosso design era viável para produção e estruturalmente robusto. Para o conseguir, utilizámos a impressão 3D. Uma vez verificadas as peças, criámos moldes de silicone. Depois de concluir o processo de acabamento de cada peça, montámos o dispositivo, criando um protótipo e verificando os ajustes necessários antes de o equipamento médico passar para a produção em massa.

Excelência centrada no utilizador

Durante todo o processo, uma abordagem centrada no utilizador permanece fundamental. O objetivo é proporcionar uma experiência de utilização sem esforço, com funções facilmente compreensíveis.

 

Fevereiro 02, 2024